POR 9 MINUTOS NO FANTĂSTICO DEFENDERAM A SENTENĂA APLICADA PELO MORO AO LULA E DEU APENAS 2 MINUTOS DE RESPOSTA, ALEM DE EXPLORAR O TERMO "PROVA", SEM DISTINGUIR AO TELESPECTADOR OS CONCEITOS JURĂDICOS DE "PROVAS", "MEIOS DE PROVAS" E "INSTRUĂĂO PROCESSUAL".
A defesa do ex-presidente Lula questionou o tempo dado ao contraditório na reportagem. De acordo com os advogados, dos 13 minutos da reportagem, nove foram dedicados a defender a sentença e apenas dois foram dados à defesa de Lula, num contraditório formal."Clique aqui para ler a sentença.
Disse: Ă vedado ao Poder JudiciĂĄrio influir no conteĂşdo de matĂŠria jornalĂstica, porque a ninguĂŠm, nem mesmo ao ex-presidente da RepĂşblica, ĂŠ dado pautar a imprensa. ( Ele esqueceu desse novo poder Aqui), Esse foi o entendimento do juiz Gustavo Dall'Olio, da 8ÂŞ Vara CĂvel de SĂŁo Bernardo do Campo, ao negar um pedido de direito de resposta feito por Luiz InĂĄcio Lula da Silva. A ação foi motivada por reportagem exibida no dia 16 de julho pelo programa FantĂĄstico, da Rede Globo.O pedido de resposta foi assinado pelos advogados Roberto Texeira, Cristiano Zanin Martins, Maria de Lourdes Lopes e Valeska Teixeira Martins, a emissora induziu os telespectadores ao erro, fazendo-os acreditar que eram provas irrefutĂĄveis.A defesa da Globo, feita pelos advogados Manuel Alceu Affonso Ferreira, Afranio Affonso Ferreira Neto e Andre Cid de Oliveira, por sua vez, afirmou que para atingir sua missĂŁo de informar ao homem comum, deve apresentar a informação de modo acessĂvel.O juiz Gustavo Dall'Olio concordou que nĂŁo se pode exigir do veĂculo de comunicação esmero tĂŠcnico-jurĂdico. "A informação, para ser constitucionalmente adequada, deve ser acessĂvel a todos. O rigorismo tĂŠcnico exacerbado, mormente em questĂľes jurĂdicas que mexem diretamente em assuntos do cotidiano das pessoas, significaria a negação do prĂłprio direito Ă informação", afirma a decisĂŁo.Clique aqui para ler a sentença.
A Globo contra Lula e o arsenal de bombas sujas
đQUAL A SUA OPINIĂO:
Quem trabalha com publicidade em SP sabe que hĂĄ anos a Globo vem no vermelho. Seus custos sĂŁo muito altos e desde que surgiu google, facebook e netflix ela nĂŁo recebem mais quase 80% da verba de publicidade. A verba destinada Ă Globo vem caindo e cada vez mais rĂĄpido toda vez que se mostra que as pessoas ficam mais tempo no computador do que vendo televisĂŁo. " A HORA DA PODEROSA VAI CHEGAR "